A contração muscular e o papel da actina e da miosina
Introdução:
A contração muscular esquelética acontece quando há uma interação das proteínas contráteis de actina e miosina, que ocorre na presença de íons de cálcio intracelulares e energia. A disponibilidade de energia para a contração vem por meio da hidrólise de ATP, e o cálcio é liberado pelo retículo sarcoplasmático(RS) quando estimulado pela despolarização. A ligação de um impulso neural gerado no sistema nervoso central a uma contração muscular esquelética distante é denominada acoplamento excitação-contração. A função do cálcio no músculo esquelético é expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. A contração muscular pára através do impulso nervoso na placa motora terminal ou junção neuromuscular. Quando o impulso é interrompido o cálcio é removido através da bomba de cálcio para ser amarzenado no retículo sarcoplasmático, a bomba de cálcio precisa da energia proveniente da quebra da molécula de ATP em ADP, por isso após a morte verifica-se a rigidez muscular.
A composição Química das Fibras Musculares
Texto:
Numa fibra muscular há predominancia de proteínas estruturais, sendo a actina e a miosina as proteínas contráteis componentes das miofibrilas. A mioglobina é outra proteína, semelhante à hemoglobina, que dá cor avermelhada ao músculo e que também se associa ao oxigênio. As substâncias energeticamente importante são o glicogênio (reserva), a glicose, a fosfocretina e o ATP. Como são células de excepsão ricas em enzimas, íons de cálcio e fosfatos livres . A riqueza em mitocôndrias está diretamente relacionada a essa composição e ao nível de atividade energética das fibras.
Os Tipos de Fibras Musculares Nos vertebrados há três tipos de fibras musculares: lisas, estriadas e estriadas cardíacas. As lisas são células simples, sem estrias e com um núcleo; as estriadas são sincícios, isto é, apresentam vários núcleos em uma massa citoplástica comum a todos, sem separação por