Neurologia
SISTEMA NEUROMUSCULAR
SISTEMA NEUROMUSCULAR
Temos como tipos de músculos: Músculo Liso (Involuntário, paredes dos vasos e órgão internos), Músculo Cardíaco (Controla a si mesmo, com ajustes dos sistemas nervoso e endócrino) e Músculo Esquelético (Controlado voluntáriamente).
SISTEMA NEUROMUSCULAR
SISTEMA NEUROMUSCULAR
O corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos que representam 40-50% do peso corporal total. O músculo esquelético realiza três funções importantes: geração de força para a locomoção e para a respiração; geração de força para a sustentação postural; produção de calor. Os músculos esqueléticos se fixam aos ossos por tecidos conjuntivos resistentes denominados tendões.
Uma extremidade do músculo se une a um osso que não se move (Origem), enquanto a extremidade oposta está fixada a um osso (Inserção) que se move durante a contração muscular. Vários movimentos diferentes são possíveis, dependendo do tipo de articulação e dos músculos envolvidos. Os músculos que diminuem os ângulos articulares são denominados flexores e os que aumentam são denominados extensores.
SISTEMA NEUROMUSCULAR
SISTEMA NEUROMUSCULAR
Junção neuromuscular
Cada célula muscular esquelética está conectada com ramo de uma fibra nervosa originária de uma célula nervosa (Motoneurônio). O motoneurônio e todas as fibras musculares que ele inerva formam uma unidade motora. A estimulação dos motoneurônios inicia o processo de contração.
1
SISTEMA NEUROMUSCULAR
SISTEMA NEUROMUSCULAR
O local onde o motoneurônio e a célula muscular se encontram é denominado junção neuromuscular. Nessa junção, o sarcolema forma uma bolsa denominada placa motora. A extremidade do motoneurônio não entra em contato físico com a fibra muscular, sendo separada por um pequeno espaço denominado fenda