Erik Erikson - Teoria Psicossocial
Teoria Psicossocial do
Desenvolvimento
Grupo:
Erik Erikson
(Frankfurt, 15 de junho de 1902 — Harwich, 12 de maio de 1994)
Erik Erikson nasceu a 15 de Julho de 1902, no início do século em Frankfurt, na Alemanha. Filho de pais
Dinamarqueses, mas abandonado à nascença pelo pai, foi educado por Theodor Homburger, um pediatra
Judaico-Alemão, que pensava ser o seu verdadeiro pai.
Em 1927, Erikson enveredou pela docência, tornando-se a convite de um antigo colega de escola, professor numa escola que se distinguia pelo seu estilo muito progressivo. Neste local Erikson teve a oportunidade de ensinar, não só as matérias convencionais, mas algo que muito lhe agradava como a pintura, o desenho e a história de diferentes culturas como a Índia e a esquimó.
Durante este período da sua vida Erikson começou a relacionar-se com a família Freud, muito especialmente com Anna Freud, com quem iniciou psicanálise e com quem ganhou o gosto do estudo da infância.
Em 1930 publicou o seu primeiro artigo e em 1933, após completar a sua formação como psicanalista, foi eleito para o instituto de psicanálise de Viena. Também em 1933 emigrou para os Estados Unidos onde iniciou a prática da psicanálise infantil em Boston, associando-se à faculdade de medicina de Harvard.
A partir desta altura Erikson começou a preocupar-se com o estudo da forma como o Ego ou a consciência operam de forma criativa em indivíduos considerados sãos.
Em 1936, Erikson abandonou a universidade de Harvard para trabalhar no Instituto de Relações Humanas de Yale. E em 1938 deu inicio aos seus primeiros estudos sobre as influências culturais no desenvolvimento psicológico, estudando crianças Índias no Pine Ridge Reservations.
Teoria Psicossocial do Desenvolvimento
A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson centra-se no processo de desenvolvimento da identidade do Homem, sendo esta baseada na perspectiva