Teoria Psicogenética de Jean Piaget
1. O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET E OS PRINCIPAIS CONCEITOS
Os estágios do desenvolvimento humano
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:
• 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
• 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
Piaget procurou compreender como o adulto desenvolve o pensamento lógico-científico e para isso utilizou pressupostos teóricos da Filosofia e o método de investigação e pesquisa da Psicologia.
A teoria do desenvolvimento cognitivo ou da inteligência, de Piaget, está pautada nos pressupostos epistemológicos do Construtivismo, superando algumas teorias clássicas como o Racionalismo e o Empirismo.
Segundo a teoria construtivista, o conhecimento ocorre a partir da interação do sujeito com o meio, de sua ação e levantamento de hipóteses, sendo um processo interativo em que a espontaneidade tem um papel importante.
Para entender a lógica do adulto, estudou o desenvolvimento do pensamento infantil, aplicando testes (provas operatórias) chegando a períodos que denominou de Estádios do Desenvolvimento Cognitivo.
Como ocorre a construção do conhecimento pelo sujeito em uma perspectiva piagetiana?
O sujeito está em estado de equilíbrio em relação ao meio, o que lhe permite uma situação de adaptação. Esse sujeito é chamado de epistêmico, ou seja, sujeito do conhecimento, sujeito que busca conhecimento.
Epistemologia Genética – área de pesquisa elaborada por Piaget, que estuda o desenvolvimento do pensamento da criança até a chegada ao raciocínio adulto (lógico-científico). Piaget pretendeu compreender como se