ética na enfermagem
DAS RELAÇÕES ROFISSIONAIS
DIREITOS:
Art. 2º – Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
*O profissional de enfermagem deve estar sempre por dentro das novidades,para exercer melhor a sua função ultilizando-se de novas tecnicas.
RESPONSABILIDADES E DEVERES:
Art. 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
*Estou de acordo,pois, todas estas caracteristicas tem que fazer parte da vida profissional do enfermeiro. PROIBIÇÕES
Art. 8º - Promover e ser conivente com a injúria calúnia e difamação de membro da Equipe de Enfermagem Equipe de Saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições.
*O profissional de enfermagem que se envolver nestas infraçoes certamente nunca esteve habilitado a exercer sua função.
DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE.
DIREITOS
Art. 10- Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
*Estou de acordo, pois,o profissional que não esteja habilitado a determinada função não deverá executá-la pois poderar influenciar negativamente no quadro do paciente.
RESPONSABILIDADES E DEVERES
Art. 15 - Prestar Assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.
*É inerente ao profissional da enfermagem o atendimento indiscriminado á qualquer pessoa que necessite de seus cuidados pois,o profissional tem o dever de ajudar todos sem nenhuma distinção.
PROIBIÇÕES
Art. 26 - Negar Assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência
*Qualquer do povo pode, mas o profissional deve prestar socorro a pessoa em situaçao de urgencia ou emergencia pois, sendo proibida qualquer omissão esta