Ética na Enfermagem
O QUE É COREN?
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (COREN-RN) é um dos 27 regionais que compõem o Sistema COFEN/CORENS no País. O Conselho Federal e Regionais de Enfermagem (COFEN/CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973 pela Lei 5.905, como uma autarquia de fiscalização profissional vinculada ao Poder Executivo Federal, para cumprir os seguintes objetivos: fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional (Lei 7.498/1.986), zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem, bem como pelo cumprimento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito a assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos, danos e acessível a toda a população.
CAPÍTULO I – DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS
DIREITOS
Art. 1º - Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
Art. 2º - Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
Art. 3º - Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos e interesses da categoria e da sociedade.
Art. 4º - Obter desagravo