Teoria Psicanalítica de Freud
Teorias Psicodinâmicas da Personalidade
As teorias psicodinâmicas procuram explicar a natureza e o desenvolvimento da personalidade, enfatizando a importância dos motivos, emoções e outras forças internas. Tais teorias supõem que a personalidade se desenvolva quando os conflitos psicológicos são resolvidos, quase sempre no início da infância. As entrevistas clínicas fornecem a maioria dos dados para estas teorias. Sigmund Freud , Carl Jung, Alfred Adler e Karen Horney encontram-se entre os mais famosos proponentes dos conceitos psicodinâmicos.
Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud
A teoria psicanalítica tem em Freud seu fundador e maior representante. Freud iniciou sua carreira como médico neurologista, porém os problemas psicológicos logo chamaram sua atenção e foram a eles que dedicou seus estudos.
A partir do estudo do comportamento anormal, usando o estudo de caso, Freud construiu uma sistemática e bem acaba teoria para explicar a personalidade normal e anormal. Enquanto tratava seus pacientes neuróticos, Freud buscava “insights” que lhe permitisse entender a personalidade humana. Ele também se observava cuidadosamente. Assim, gradualmente, juntou uma teoria que chamou de psicanálise.
Conceito do Inconsciente
Freud passou a acreditar que as pessoas estão conscientes de apenas um pequeno número de pensamentos, memórias, sentimentos e desejos. Outros são pré-conscientes enterrados logo abaixo da percepção, de onde são fáceis de recuperar. A vasta maioria é inconsciente. Ele acreditava que esse material inconsciente entra na consciência sob forma disfarçada; aparece em sonhos, lapsos de linguagem, enganos, acidentes e durante livre associação. (Durante este tipo de livre associação, uma pessoa fala a respeito do que quer que lhe venha à mente e não retém uma coisa alguma propositadamente.) Presumivelmente, para compreender o inconsciente de uma pessoa, um especialista tem de pesquisar e analisar o