Direito Ambiental No Parque Juventus silva em Salvador Bahia
DIREITO AMBIENTAL EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA EM SALVADOR: PARQUE DA CIDADE
Professor (a):Tatiana Larissa
Resumo: Aqui será apresenta a análise e o estudo da Unidade de Conservação Urbana Parque Joventino Silva, localizado em Salvador, relacionando os impactos positivos e negativos quanto à presença e ausência da Educação Ambiental, atrelada ao exercício da cidadania dos indivíduos e a importância da participação dos mesmos quanto à preservação ambiental, assim como as profundas modificações no meio ambiente que podem realizar, preservando os sistemas naturais, dentre eles a área do Parque da Cidade, que asseguram a sustentabilidade e harmonia do meio ambiente da cidade de Salvador.
Palavras Chaves: Parque. Direito. Conservação. Educação. Sumário: 1.Introdução, 2.Histórico, 3.Importância Ecológica, 4.Importância Social, 5.Segurança do Parque, 6.Políticas Públicas e Interesses: Semeando a Segregação Espacial, 7.Conservação do parque, 8. Considerações finais e 9. Referencias.
1 INTRODUÇÃO
Os parques, enquanto espaços verdes dentro das cidades, surgiram na Inglaterra no século X como evolução de alguns bosques cercados para formação de reservas de caça. Assim como o jardim público, ele veio de encontro às necessidades e padrões estéticos da burguesia ascendente no mundo urbano tornando-se um importante elemento de criação na urbanização europeia pós-renascentista e um ícone na relação mitológica e estética do cidadão com a natureza. Os parques urbanos propriamente falando surgiram da necessidade de atender uma nova demanda social de lazer da cidade industrial, contrapondo-se, ao mesmo tempo, com o tradicional significado de cidade.
O presente trabalho analisa uma dessas Unidades de Conservação, que em linhas gerais, é um território cuja proteção é garantida por lei, conta com regime especial de administração e