Teoria psicanalitica de freud
Campus Votuporanga
Psicanálise Clínica
Professora Cleodinéia
Teorias Psicanalíticas
Votuporanga
2013
Resumo
Para uma abordagem psicanalista da depressão é preciso diagnosticar o tipo de depressão, se é um estado de melancolia, uma tristeza como poderemos também diagnosticar. É preciso analisar o paciente em seus sintomas e tomar conhecimento de sua dor, devendo o psicanalista transpor a repressão para que isso ocorra. Partindo disso, iniciamos o tratamento fundamentado na “Segunda Lição” de Freud lançada em seu livro Cinco Lições de Psicanálise. Com a abordagem clínica dos desejos conscientes de sua sintomática podemos aliviar o sofrimento da paciente.
Abstract
For a psychoanalyst approach of depression is necessary to diagnose the type of depression, or if a state of melancholy, a sadness as we also diagnose. We must examine the patient in their symptoms and take notice of their pain, and the psychoanalyst transpose repression for this to occur. Building on this, we initiated treatment based on "Second Lesson" Freud thrown in his book Lectures on Psychoanalysis. With the approach of clinical symptomatic of your conscious desires we can alleviate the suffering of the patient.
Introdução
Depressões: é indispensável para diagnostico clinico que se reconheça a distinção que há entre melancolia, luto, tristeza, posição depressiva e depressão, a qual sempre subjacentes às diversas organizações neuróticas e psicóticas da personalidade. Assim, a TRISTEZA indica um estado de humor afetivo que pode estar presente ou não nos estados depressivos. LUTO corresponde a um período necessário para elaboração da perda de um objeto amado que foi introjetado no ego, sem maiores conflitos. MELANCOLIA designa que a introjeção do objeto perdido (por morte, abandono, etc.) processou-se de forma muito ambivalente e conflitada. Essa “sombra do desejo recaído sobre o ego” (Freud, 1917, pg 281) pode estar absorvida no próprio núcleo do