Administração hospitalar
Administração Hospitalar
Os cursos de administração hospitalar foram criados, no Brasil, há 60 anos. O primeiro foi criado em 1952. No entanto a literatura, de administração hospitalar ainda é muito escassa. O tecnólogo em Gestão Hospitalar atua no planejamento, na organização e no gerenciamento de um hospital, seja público, seja privado, e de clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas e casa de repouso para idosos. Como tem conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, pode trabalhar para manter a infra-estrutura do espaço físico, determinando o melhor uso para ele, e ainda definir o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local poderá atender. É de sua responsabilidade o planejamento da manutenção preventiva dos equipamentos médicos, o controle dos estoques de materiais, a limpeza e até a destinação dos resíduos hospitalares. Também pode agir em campanhas de saúde para o controle de epidemias. Outros locais de trabalho podem ser farmácias e empresas de seguro hospitalar.
Entrevista
Profissional entrevistado: Adriana Moreira Serafim de Azevedo.
Atualmente, Gerente da Unidade Básica de Saúde – Centro de Saúde Vale do Jatobá. Situado a Rua Luís Leite de Faria, 171 – Vale do Jatobá. Belo Horizonte/MG.
Questionário.
1) Qual a rotina de trabalho do administrador hospitalar?
“Estabelecer a ligação necessária entre o hospital e órgãos governamentais, bem como o corpo clínico e os diversos departamentos do hospital.”
2) Quais as funções que exerce?
”Tem como função dirigir e também coordenar as atividades de um hospital, seja público ou particular. Supervisionar o dia-a-dia do hospital no desempenho das questões burocráticas e administrativas, mantém contato com médicos e enfermeiros, controla o quadro de servidores, além de cuidar da manutenção dos equipamentos e do estoque do material hospitalar, desde remédios até higiene e limpeza. Periodicamente reunir com todos os profissionais de