Teoria psicanalitica
A Teoria de Sigmund Freud e sua relação com o desenvolvimento infantil.
Várias teorias tem sido elaboradas para estudar o desenvolvimento da personalidade. Dentre elas está a Teoria Psicanalítica, desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856- 1939) no final do século XIX e início do século XX.
Freud foi um grande teórico do desenvolvimento humano, sendo considerado o mais influente, uma vez que sua teoria, nos dias de hoje, ainda é considerada atual e completa. Suas contribuições foram importantes para compreendermos o comportamento humano principalmente sobre as manifestações dos fenômenos inconscientes. Ou seja, para Freud as ações, pensamentos, emoções, ideias que o individuo tem, não ocorre por acaso.
A personalidade
A personalidade é o conjunto de características marcantes de um indivíduo. É o que distingue uma pessoa de outra pessoa. É um tema complexo e conceitua-la não é tão fácil.
Em uma definição simplificada, é uma unidade individual resultado da psicofísica, da interação entre o meio, ou seja, as condições ambientais, culturais e sociais que o individuo está e da sua hereditariedade. Sua constituição no indivíduo é temporal, o que significa que é finita (D'ANDREA, 2003).
Lundin (1972) afirma que as características emocionais e comportamentais que as pessoas apresentam nas relações com o outro e com o meio ambiente em que está inserida, determinam seu tipo de personalidade.
Portanto, a personalidade é o perfil que o individuo apresenta que organiza os sistemas físicos, fisiológicos psíquicos e morais. Ela determina no indivíduo seu modo de ser, de agir, sua ideologia, a maneira como percebe uma situação, como pensa sobre si mesmo e sobre o mundo.
Existe uma variedade de teorias que foram desenvolvidas buscando estudar a personalidade. Entre elas está a teoria psicanalítica de Sigmund Freud.
Vamos saber o que este psicanalista pesquisou!
O aparelho psíquico
Freud apresenta em dois