trabalho sobre reta tangente
JOSÉ CESAR DOMINGUES JUNIOR
RGM: 15703461
GUARATINGUETÁ
GUARATINGUETÁ
2015
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, estudaremos as noções básicas sobre derivadas, taxas de variação e retas de funções, assim como sua aplicação nas na área de Engenharia. A noção de derivada é uma das mais importantes e poderosas ferramentas da Matemática. Para um bom entendimento sobre derivadas necessitamos do conceito de taxa de variação média e reta secante como também o de taxa de variação instantânea e reta secante.
TAXA DE VARIAÇÃO MÉDIA E RETA SECANTE A taxa de variação média é uma função que determina a relação entre o espaço e o tempo percorrido por um móvel. Supondo-se que x é uma quantidade que depende de y, desse modo x é uma função de y e a variação correspondente é denominada taxa média de variação.
A secante é uma reta que une dois pontos de uma curva, sendo que o cálculo da taxa média de variação se dá com a inclinação da reta secante que vai cruzar dois pontos de uma curva. Conclui-se que taxa média de variação é o coeficiente de diferença de uma reta secante.
TAXA DE VARIAÇÃO INSTANTÂNEA E RETA TANGENTE
A taxa de variação instantânea é uma função que determina a velocidade de um corpo em movimento, a partir de um determinado ponto através do tempo percorrido, definindo a taxa de variação em cada ponto, que se torna instantânea pois a variação dos intervalos é dada de acordo com a inclinação da tangente. A taxa de variação instantânea também é conhecida domo função derivada.
A tangente é a reta que passa por um ponto de uma circunferência com inclinação e é perpendicular ao raio em seu ponto de tangência com a existência de um limite.
CONCLUSÃO
Atualmente, não basta apenas entender o crescimento de uma função, mas verificar o quanto está crescendo ou decrescendo, ou seja, aumentando ou diminuindo a velocidade, para isso, é de suma