Teoria psicanalítica
Fundador: Sigmund Freud, nascido em 1856, na Áustria e formado em medicina. Interesse inicial de Freud – o estudo dos distúrbios mentais, sua compreensão e seu tratamento.
Freud distinguiu três sistemas no aparelho psíquico: O inconsciente - Representante dos instintos e das pulsões – enorme deposito escuro e desordenado onde são guardados “conteúdos mentais censurados por serem inaceitáveis, sendo, portanto, recalcados, e não podendo emergir tão facilmente a consciência” (Gabbard, 1998, p. 25)
O acesso ao material inconsciente é restrito e só vem ao consciente sob determinada formas como, por exemplo (nos sonhos, nos atos falhos, nos esquecimentos, nos tiques incontroláveis, etc)
O conteúdo inconsciente pressiona o aparelho psíquico para obter sua exteorização e dessa forma, aliviar a tensão que gera, mas ele é barrado ou transformado no sistema pré-consciente.
O PRÉ – CONSCIENTE Está ligado ao inconsciente e à realidade – um arquivo , onde se encontram informações que podem ser acessadas mediante um pequeno esforço.
Exemplo – a lembrança da professora da escola primaria
O sistema pré-consciente esta separado do sistema inconsciente pela censura, que não permite que os conteúdos e os processos inconscientes passem para o pré-consciente sem sofrer transformação.
O CONSCIENTE
E um órgão sensorial localizado no limite entre os mundos externo e interno, cuja função é recepcionar as informações deles provenientes. As qualidades mentais do aparelho psíquico (consciente, pré-consciente e inconsciente) podem ser exemplificadas pelo iceberg. O gelo que se mostra na superfície do mar, ou seja, aquilo que é visto, representa o CONSCIENTE. O gelo que esta a baixo da superfície do mar, ou seja, escondido, no fundo do mar, representa o INCONSCIENTE e o limite entre o que está escondido e o que aparece sobre a superfície representa o PRE-CONSCIENTE.
O EGO - a parte organizada da personalidade – é o executivo,