TRABALHO LUANA 3
Na tentativa de explicar e compreender a prática dos professores em sala de aula, este trabalho buscou analisar através de perguntas e atividades observadas, as diferenças encontradas entre o que se diz e o que se faz, ou seja, as diferenças entre a prática desenvolvida e o discurso proferido.
Verificou-se ainda que o professor, mesmo tendo curso superior, não se utiliza de uma única teoria da aprendizagem, mas, baseia-se em um misto de abordagens sem a preocupação de identificação, fazendo com que sua prática e o seu discurso, em determinados momentos, venham a ser muitas vezes paradoxal. Portanto, percebe-se a complexidade da atividade realizada por esse docente, a pressão da orientação institucional em suas ações e a dificuldade da implementação da metodologia construtivista para o ensino-aprendizagem pelo professor em sala de aula.
O processo de desenvolvimento intelectual ocorre através das sequências de ações mentais como em um circuito de construção e reconstrução. Durante todo esse processo, existe a assimilação, que é a aquisição de novos conhecimentos associando aos esquemas já existentes, e a acomodação, que é quando adquirimos novos conhecimentos através da alteração de esquemas já existentes.
Hoje o educador usa formas de ensino que são elaboradas especialmente para facilitar a forma com que os alunos absorvam com mais facilidade e clareza todo aquele conhecimento que o educador está passando para eles, com: usando exemplos corriqueiros da vida do cotidiano de qualquer