Estágio CAPS-AD
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência realizada na disciplina Estágio Básico Supervisionado I, do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande, que teve como segundo cenário o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Álcool e Drogas do município de Campina Grande. O serviço tem como objetivo específico o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, e outras drogas, fornecendo também apoio aos usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.
Desenvolvimento
Dentro da proposta do estágio, e da abertura oferecida pela instituição, eu e meu grupo nas terças e quintas de 8:00 horas às 11:00 horas, sendo no primeira Oficina com os Usuários e a Psicóloga da instituição, e no segundo, alternando-se entre o Grupo de Família com a Psicóloga e a atividade dos usuários no Parque da Criança com a Psicopedagoga do serviço.
1º Encontro No primeiro dia, ao chegarmos, às 8:00 horas fomos encaminhadas a sala dos técnicos onde já se encontrava a Psicóloga Luana. Foi meu primeiro contato com ela, então ainda havia um certo receio por informações antes repassadas por outros colegas, mas tentei me despir de impressões pré-concebidas e dar início ao trabalho. Havia também outros estagiários pertencentes ao curso de Enfermagem da UFCG, acompanhados por uma Professora. Como estávamos ali, com intuito de a princípio, realizar uma observação, eles foram encarregados de conduzir metade do tempo da Oficina e o restante ficaria a cargo de Luana. Foi interessante observar que as alunas de enfermagem que já estavam ali com a professora, quando questionadas por Luana sobre que atividade desenvolveriam elas não souberam informar, dizendo que um aluno que ainda chegaria que saberia o que iria ser feito.
Passado esse momento, chegou a hora de iniciar a oficina. Havia em torno de 11 usuários, todos homens, com idades acima dos