TEORIA PRATICA E PEDAGOGICA
Educador: Prof. Dr. Giovani Frizzo
Educando: Roger C. Carrion Barboza
Resumo da aula de Teoria Prática e Pedagógica de 1º e 2 de Agosto de 2013
A aula começou por volta da 19h15min, com o professor falando sobre os planos futuros para a disciplina que seriam abordados no dia seguinte e posterior a isso iniciamos a leitura do texto Introdução do livro Fundamentos da Escola do Trabalho – CALDART, Roseli Salete (2010) que nos fora proposto desde a aula de semanas anteriores, em duplas ou trios com as dez cópias disponíveis. Minutos mais tarde iniciamos a discussão em sala sobre os assuntos contidos no texto, tais como:
Não basta apenas conteúdo teórico, pois a escola como é não prepara para a vida. É necessário também o uso de práticas que levem o educando até a realidade que será encontrada, através da produção de material útil.
A importância da formação de pessoas mais atuantes, que tenham desde a escola a preocupação com o coletivo. A necessidade de mudar o jeito de se pensar em escola na sociedade atual, visto que o período ao qual o texto se refere data do início do século passado e os mesmos problemas ainda são vistos em abundância na nossa realidade atual.
Continuamos a discussão e entramos num dilema de causalidade, sobre o que deve ser alterado primeiro:
O mundo para alcançar a escola, ou a escola para mudar o mundo? Pareceu consenso entre a turma a necessidade de mudança, mas sem uma resposta para a questão anterior.
Como as discussões eram sobre o texto que foi escrito durante um período importante e desconhecido da história russa o professor deu uma breve ideia sobre a Revolução Russa e seus principais personagens e momentos e ainda sobre o fato de que nesta mesma época as escolas não eram frequentadas pelas classes mais pobres da população.
Na sexta-feira conforme combinado no dia anterior e conforme palavras do professor “acertamos nosso futuro na disciplina” definindo quatro temas que devem