TEORIA POLITICA
Centro Socioeconômico
Departamento de Economia e Relações Internacionais – CSE
Teoria Política I
13201665
Anarquismo
Florianópolis – SC
2014
Anarquismo
O anarquismo foi um movimento que surgiu na mesma época do socialismo de Marx e Engels tendo como principal pensador: Pierre Joseph Proudhon. A primeira base do movimento anarquista era o fim da propriedade privada, pois segundo o próprio Proudhom, a propriedade era o suicídio da sociedade. Já o segundo pensamento fundamental para a teoria era o fim do Estado, pois o Estado é desnecessário para a sociedade, favorecendo exclusivamente os dominantes e finalmente a terceira crença do anarquismo seria a liberdade como ordem espontânea sem intervenção do Estado através das leis. Pois de acordo com Proudhom (1843, apud WOODCOCK, 2007, 117p): “A relação entre o homem e a sociedade é portanto um equilíbrio delicado. A sociedade não deve transformar-se num todo monolítico, no qual as diferenças individuais desaparecem, absorvidas pela uniformidade”.
O termo anarquismo possui uma origem grega, no qual quer dizer: sem governo. Através deste vocábulo se indicou sempre uma sociedade livre de todo domínio autoritário. Diante do qual o homem poderia afirmar-se como indivíduo livre.
Portanto o Anarquismo significa a libertação de todo o poder superior, fosse ele de ordem ideológica (doutrinas), política (hierarquia), ordem econômica (bens de produção), social (classes, grupos determinados) ou até de ordem jurídica (lei). Pois o Estado nada mais é do que uma abstração, uma mentira, no qual defende as classes dominantes e deveria ser extinto. Segundo Pierre-Joseph Proudhon "Minha consciência me pertence, minha justiça me pertence e minha liberdade é soberana". Em outros termos Anarquismo é o movimento que atribui o homem como coletivo e o direito de usufruir de toda a sua liberdade sem limitações de normas. Não sendo oprimido por qualquer