Teoria Piagetina
Rio Grande
2014
1
Comentário reflexivo do livro: “O que é Educação”, BRANDÃO, Carlos
Rodrigues.
Rio Grande
2014
2
O que é Educação
Segundo o autor Carlos Rodrigues Brandão, a educação é algo cultural, algo que independe de instituições, todo lugar é lugar de aprender, não necessariamente precisa-se da escola, pois ela não é a única, nem a melhor forma existente de educação. De acordo com a carta enviada pelos índios, não há uma forma única, nem um modelo de educação a ser seguido, a escola não é o único lugar onde ela acontece, o ensino escolar não é a única prática e o professor não é o único praticante do ato de educar.
O autor enfatiza as comunidades indígenas, que segundo ele, é onde a educação é vista como forma de repassar valores realmente importantes para pertencer a determinado grupo, ou seja, a educação desse povo visava reforçar a identidade cultural de cada comunidade – diferente da visão que temos de educação: institucionalizada. Para os povos indígenas, o aprendizado se dava através de experiências, das vivências de sua comunidade, e este aprendizado com o arco e flecha, com a caça, com o plantio e etc., era de extrema importância para a construção social deste ser.
Observando através da leitura realizada, pode-se notar que uma das principais características da educação indígena é a forma de como é adquirido o saber, constituído pouco a pouco, através do convívio e da observação de diferentes situações dentro de seu ambiente familiar e comunitário, através de situações de trocas entre pessoas de uma mesma tribo.
Brandão diz que “os bichos do mundo aprendem de dentro para fora, com armas naturais de instinto”, ou seja, eles trazem consigo a essência de educação, apenas acrescentam em seu aprendizado as vivências e culturas já experimentadas por membros pertencentes a sua comunidade; assim se forma o conceito da endoculturação – que é o processo