Teoria Neoclássica
2. Origem da teoria
Surgiu na década de 1950, com o grande crescimento das organizações e o aumento dos problemas administrativos na época. A teoria enfatiza a preocupação dos administradores em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas.
Definição de Chiavenato: Ele define a teoria neoclássica como a teoria clássica revisada e atualizada dentro de um conceito moderno de administração, porém mais desenvolvida, devido alguns experimentos antes realizados, o que não foi o caso na clássica.
Decorrências da teoria: quanto ao processo administrativo (Planejamento, Organização, Direção e Controle), quanto aos tipos de organização (Características básicas da organização, Formal, Organização Linear, Organização Funcional. Organização Linha “Staff” Comissões) e quanto a departamentalização (Tipos de Departamentalização, Escolhas de Alternativas de Departamentalização, Apreciação crítica da departamentalização).
Os principais autores são: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen. Há também os autores da escola da administração por objetivos – não se preocupavam em se alinhar dentro de uma visão comum. Na verdade, alguns autores neoclássicos não forma uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo que recebe denominações como Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo.
3. Peter Drucker
Nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Austria
Faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, California, EUA.
Foi escritor, professor consultor