Teoria Neoclássica
1. Como surgiu a Teoria Neoclássica?
A teoria neoclássica surgiu por volta dos anos 1950 diante de um novo contexto exagerado de crescimento das organizações e dos problemas administrativos daquela época. Revendo conceitos discutidos na teoria clássica, mas de maneira atualizada dentro de um conceito moderno de administração.
2. Cite e descreva as principais características da Teoria Neoclássica.
ÊNFASE NOS RESULTADOS E OBJETIVOS
De acordo com a teoria neoclássica a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada em função dos resultados e objetivos. Contrapondo a Teoria Clássica que preconizava a máxima eficiência a Teoria Neoclássica busca a eficiência através da eficácia.
ÊNFASE NOS PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Os princípios utilizados pelos autores clássicos são reanalisados com o critério de obter soluções administrativas práticas.
ECLETISMO
A Teoria Neoclássica agregou contribuições de diversas teorias existentes, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Teoria Behaviorista, Teoria Matemática e Teoria dos Sistemas.
3. O que significa centralização e descentralização? Exemplifique.
CENTRALIZAÇÃO A centralização enfatiza as relações escalares ou cadeia de comando, a organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui toda a autoridade, que é escalada de cima para baixo de acordo com o organograma da empresa e esta intimamente ligada a unidade de comando.
DESCENTRALIZAÇÃO
A descentralização faz com que as decisões sejam lançadas para os níveis mais baixos da organização para se ter uma melhor utilização dos recursos humanos. A descentralização significa autoridade e autonomia para tomar decisões e que ocorre quando não há nenhum controle direto sobre a tomada de decisão e seu princípio é a decisão deve ser tomada por quem esta vivenciando a cena.
4. Quais são as funções do Administrador? Descreva e Explique.