Teoria Neoclassica
(Peter Druker) A teoria Neoclássica é a redenção da teoria clássica devidamente atualizada eredimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho dasorganizações de hoje. Este movimento recebe também denominações comoEscola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda AbordagemUniversalista da Administração.
Características da Teoria NeoclássicaÊnfase na prática da administração
: A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticosda Administração. A teoria somente tem valor quando operacionalizada naprática. Quase todos os neoclássicos referem-se a essa prática da Administração ou a essa ação administrativa, enfatizando aspectosinstrumentais da Administração.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos
: A Teoria Neoclássica é uma reação à influência das ciências do comportamentono campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos econcretos que envolvem o comportamento das organizações. A estrutura deorganização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha eassessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, adepartamentalização e toda uma avalanche de conceitos clássicos sãorealinhados dentro da nova abordagem neoclássica.
Ênfase nos princípios gerais de Administração
:Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações donegócio. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer princípios gerais da Administração, são eles:Planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos subordinados, buscandosoluções para todos os problemas. Alvin Brown chegou a coletar 96 princípiosgerais.
Ênfase nos objetivos e nos resultados:
Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos eproduzir resultados. Um dos melhores produtos da Teoria Neoclássica é achamada Administração por Objetivos (APO).
Ecletismo da Teoria Neoclássica:
Devido