Socialismo
O socialismo é um sistema político e econômico, onde começou a ser criado no final do século XVIII, no qual, segundo Karl Marx, não haveria propriedades privadas, classes sociais, criando assim uma sociedade igualitária. Na sociedade socialista, a economia visa atender as necessidades básicas da população.
Na ideia, seria o mesmo que o comunismo, mas na prática se tornou uma coisa totalmente diferente.
Tudo começou na Inglaterra, com a revolução industrial que foi a segunda fase de desenvolvimento do capitalismo. O que incentivou a criação do socialismo foi o descontentamento dos operários, por causa a diminuição de emprego, já que as máquinas faziam o trabalho de vários operários, as condições de trabalho, que eram precária e eles trabalhavam muito e recebiam pouco.
Existiam poucas vagas, por isso, se um operário se recusasse a fazer o que mandavam, seria demitido e não faria falta, por causa dos desempregados, que não eram poucos; os operários eram punidos ou demitidos se não conseguissem render como o esperado; longas horas de trabalho, e haviam mais motivos para insatisfação da classe operária.
Tipos de Socialismo
Os primeiros reformadores socialistas ficaram conhecidos como socialistas utópicos, de acordo com Karl Marx e Friedrich Engels, e eles se propuseram a desenvolver as bases do que chamavam de socialismo científico.
Socialismo utópico Os principais pensadores socialistas eram os franceses Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre-Joseph Proudhon e o inglês Robert Owen. Eles acreditavam que uma sociedade igualitária e fraterna seria a melhor coisa para a humanidade. Criaram comunidades-modelo (Fourier) e a associação dos produtores, onde não conseguiram transformar radicalmente a sociedade, mas melhoram as condições de vida dos trabalhadores.
Socialismo científico O socialismo científico é uma doutrina política, social e econômica criada no final da década de 1840. Chamado também de socialismo marxista, seu objetivo era substituir o