teoria neoclassica
Sumário de História Econômica
O Brasil inseriu-se na história econômica ocidental inicialmente no setor primário extrativista. Os índios que viviam no território brasileiro viviam de caça, pesca e coleta, com algumas tribos praticando agricultura ocasional. Ao encontrar-se com o europeu, o escambo desenvolveu e a extração sistematica nas regiões costeiras e depois das drogas do sertão tornaram-se marginais com a fixação de colonos portugueses e estabilização da agricultura de plantation.
Ainda no período colonial desenvolveram-se os ciclos de mineração e em consequencia, o de tráfico humano e pecuária como atividades econômicas subsidiárias da mineração. Nesta época, a manufatura foi desencorajada, o que explica a tardia industrialização do Brasil.
No final do império propagou-se a produção e exportação de poucos produtos -- commodities, como o café, a borracha, o cacau. Depois da crise de 1929, começaram a fortalecer as indústrias. Apartir da década de 1990 consolida o setor terciário, com uma economia baseada em serviços.
Período Pré-Colonial (1500-1530
Ao contrário das fartas riquezas metálicas encontradas pelos espanhóis nas terras recém-descobertas por eles, nada havia de muito interessante na "Terra de Santa Cruz", além de papagaios, macacos, e uma "madeira de tingir", que já era conhecida no Oriente e que podia alcançar altos preços na Europa. Logo depois da viagem de