Teoria Neoclassica
A Teoria Neoclássica é exatamente a Teoria Clássica colocada no figurino das
Empresas de hoje, dentro de um ecletismo, aproveitando a contribuição.
De todas demais teorias administrativas.
Características básicas da Teoria Neoclássica:
Ênfase nos aspectos práticos da Administração, na busca de resultados concretos e palpáveis, mas levando em consideração as bases da administração;
Ecletismo, os autores neoclássicos são ecléticos, absorve o conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes, ideia somada às diferentes origens de inspiração faz da Teoria Neoclássica ampla e diversificada.
Princípios gerais da administração, os clássicos utilizavam como “leis”, são retomadas como critérios elásticos para a busca de soluções práticas.
Ênfase nos objetivos e nos resultados, a organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada de uma forma eficaz e eficiente.
Os autores principais da Teoria Neoclássica: Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terry.
Para os autores neoclássicos, a administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. No fundo, todas as instituições e empresas são organizações e, consequentemente, têm uma dimensão administrativa comum.
De acordo com a Teoria Neoclássica há três aspectos principais nas organizações;
Quanto aos objetivos, as organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social.