Teoria neoclassica
Procurando desenvolver os seus conceitos de forma prática, os autores neoclássicos visam em primeiro lugar a ação executiva. Para eles, a teoria só tem valor quando conseguem operacionalizá-la na prática e por isso quase todos os neoclássicos se referem a essa prática administrativa, ou ação administrativa, mostrando os aspectos instrumentais da administração.
Na verdade, a Teoria Neoclássica é a Teoria clássica renovada, atualizada, corrigida sob a defesa das novas teorias e dos problemas administrativos atuais. Os neoclássicos absorvem, aceitam a influência das ciências do comportamento na administração, para ao mesmo tempo reafirmarem os postulados clássicos, com argumentos mais convincentes.
A teoria Neoclássica baseia-se também no princípio de que a administração é uma técnica social básica. Por isso deve-se levar o administrador a conhecer todos os aspectos básicos de sua função, como também devem aprender a dirigir pessoas dentro da organização. Neste aspecto, adiantam-se resumidamente aos estudos de Gestão de Pessoas, que atualmente tem sido uma das maiores preocupações dos administradores, ao lado da Gestão do conhecimento.
Entretanto outra contribuição da Teoria Neoclássica é a administração por objetivos, eles acreditam que os meios devem ser utilizados na busca da eficiência. Por isso, a busca da eficácia para eles está ligada às finalidades, ou resultados finais.
Por fim concluímos que a teoria Neoclássica absorve e aceita a influência das ciências do comportamento na administração, para que ao mesmo tempo reafirmem os postulados clássicos, com argumentos mais