teoria motivacionais
PROF ª HELY APARECIDA ZAVATTARO
1- Importância do Estudo da Percepção: A percepção é básica para a compreensão do comportamento porque é através do processo perceptivo que as pessoas constituem sua realidade. É com base no que é percebido que elas raciocinam, tomam decisões, se comunicam e agem. A percepção é a porta de entrada para os estímulos e uma janela para a observação.
2- Processo perceptivo: É através do aparelho sensorial que entramos em contato com o mundo externo, que temos nossas experiências. Para experiências visuais esse aparelho inclui a retina do olho e os neurônios sensoriais que ligam a retina com as áreas visuais do córtex. Os objetos refletem ondas que o atingem, estas ondas de luz atingem a retina, que através de alterações físico-químicas estimulam os nervos visuais, provocando impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro.
3- Natureza do processo Perceptivo: QUESTÃO BÁSICA: O processo de tradução do sistema perceptivo é passivo (inteiramente determinado pelas propriedades físicas dos objetos e pela estrutura do aparelho sensorial e do sistema nervoso sensorial) ou ativo? O mundo apenas é revelado para nós, ou ao contrário, desempenhamos um papel ativo na criação de nossas experiências?
4- Limitações da capacidade de perceber: É limitada a capacidade da pesdsoa humana perceber a realidade exterior a si própria, designada pela palavra mundo. Esta limitação decorre, em primeiro lugar, da imensa complexidade e do caráter dinâmico do mundo, que tornam imposível conhecê-lo de forma integral. Em segundo lugar, decorre da própria natureza da percepção, um processo psicológico que envolve outros processos, tais como pensamento, memória, necessidades, sujeitos a variadas perturbações. E decorre finalmente das limitações dos órgãos sensoriais, que como vimos são canais por meio dos quais a pessoa humana entra em contato com o mundo, embora este nos apresente com certa estabilidade, o que