Teoria matemática ou da informação
Criada para eliminar os eventuais problemas de transmissão de mensagem entre dois pontos, a teoria tem como base, a quantidade de informação existente na comunicação. Não há comunicação sem ruídos, é disso que se trata a teoria. Ela ajuda a aumentar o rendimento de informações na mensagem, seja pela redundância de informações na mensagem ou por uma escolha de um vocabulário que seja mais fácil de entender.
Sistema geral de comunicação: De onde vem a mensagem.
Mensagem: De onde vem a informação
O Emissor: Transforma a mensagem em sinais
Canal: Meio utilizado para essa transmissão
Receptor: Quem recebe
Destino: Para quem ela é transmitida
Informação: Mensagens que reduzem dúvidas.
Ruído: Perturbação que faz com que essa mensagem não seja transmitida de forma idêntica
Entropia: O grau de duvidas
Redundância: Excesso de sinais
O que importa não é o que diz a mensagem, mas quantas dúvidas ela elimina. Quanto maior essa eliminação de duvidas, melhor será.
Toda informação é uma mensagem, mas nem toda mensagem é informação.
A teoria da informação foi formada com um sistema de base matemática.
Informacional difere de comunicação: Informação estuda a estrutura da mensagem e a comunicação estuda o conjunto mensagem/homem.
Mensagem é um grupo de signos reunidos numa determinada estrutura.
Repertorio: vocabulário, estoque de símbolos que o individuo possui.
Mensagem: fonte > receptor > canal > repertorio da fonte > repertorio do receptor. Ou seja, a mensagem é elaborada pelo enunciado com o vocabulário dele e é entendida pela outra pessoa, com o vocabulário dela. Se o repertório for totalmente diferente um do outro, não haverá troca de mensagem, assim como acontece se os dois repertórios forem iguais (não trará nenhuma novidade)
Toda informação produz uma mudança, mas nem sempre de comportamento. Se um vegetariano assistir uma propaganda sobre churrasco, ele não passará a comer carne por causa disso. Nossas crenças,