Teoria matemetica da administração
Muitas decisões administrativas são tomadas com base em soluções contidas em equações matemáticas que simulam situações reais que obedecem a certas leis ou regularidades. A Teoria Matemática é a que proporcionou modelos para atender a tais necessidades. Não se trata exatamente de uma escola (como a Teoria Clássica ou a
Teoria das Relações Humanas), mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.
Aplicações da Teoria Matemática
A Teoria Matemática tem sua maior aplicação na chamada Administração das
Operações. Os temas mais tratados pela Administração por Operações são:
• Operações: o estudo dos processos produtivos e produtividade empresarial;
• Serviços: o estudo dos sistemas de operações de serviços;
• Qualidade: o estudo do tratamento estatístico da qualidade, da melhoria contínua, programas de qualidade total e certificação ISO.
• Estratégia de operações: estuda o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia operacional;
• Tecnologia: o estudo da aplicação do computador na administração das operações.
Perspectiva do processo: concentra-se nas etapas da tomada de decisão. O objetivo é tomar a melhor decisão, a partir das três etapas que segue:
a. Definição do problema;
b. Levantamento de alternativas para sua solução;
c. Escolha da melhor alternativa.
Perspectiva do problema: concentra-se na solução do problema. Na perspectiva de problema, o tomador de decisão pode aplicar métodos quantitativos para tornar o processo decisório mais racional possível, concentrando-se principalmente na determinação do problema a ser resolvido. Esta trata o problema como uma discrepância entre o que é e o que deveria ser.
Para a Teoria da Decisão, todo problema administrativo equivale a um processo de decisão. Existem dois extremos de decisão: as decisões