Teoria Literaria
Polo: Osasco
Teoria Literária
Osasco, 16/06/2013
Introdução
Este trabalho destina-se a realização das etapas propostas na atividade pratica supervisionada (ATPS), onde iremos abordar questões linguísticas e literárias destacando as diferentes estruturas de cada gênero literário, apresentando também reflexão dialética da obra de Ariano Suassuna – O Auto da Compadecida, com o contexto atual do nordestino.
O trabalho que nos foi proposto está divido em quatro (4) partes, na primeira parte apresentamos a identificação dos textos com linguagens opaca e transparente, bem como a métrica do poema Nuda Puella – Luís Delfino. Na segunda parte desta ATPS iremos abordar a linguagem de um dos textos do século IX – Ilíada. Na terceira etapa proposta uma deliciosa reflexão sobre o Auto da Compadecida e os dias atuais do nordeste brasileiro. A quarta etapa a analise de um conto e um romance.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica enriquecida com pesquisas na internet.
ETAPA I
Texto I: Homem morre afogado em lagoa
Texto II: Poema tirado de uma notícia de jornal
1) Qual dos dois textos emprega linguagem “transparente”? E qual deles usa linguagem
“opaca”? Justifique sua resposta.
O Primeiro Texto emprega a linguagem transparente, pois está escrito em forma de discurso informativo permitindo que o leitor veja de forma clara aquilo que é informado.
O Segundo texto é uma poesia, uma linguagem artística usa-se, portanto a linguagem opaca. Ameniza a realidade utilizando-se de figura de linguagem
2) Qual dos textos tem compromisso com a realidade factível? E qual se compromete com a
“verdade” literária? Justifique sua resposta.
O primeiro texto é informativo e seu objetivo é transmitir conteúdos, com uma linguagem predominante de noticia, trata-se de um assunto não literário ou texto utilitário.
O texto II ao contrario apresenta uma linguagem pessoas