teoria literaria
TEORIA LITERÁRIA
Função Metalingüística: é centrada no código e caracteriza-se pela explicação da linguagem por meio da própria linguagem.
As funções de linguagem concorrem entre si, isto é, num mesmo texto aparece mais de uma função mas, normalmente, uma é predominante.
1. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
O homem é um ser social e, portanto, necessita comunicar-se. Assim, emite uma série de mensagens, transmitidas por meio dos mais diferentes códigos.
Essas mensagens falam sobre algo e, para sua transmissão, necessitam de um canal de comunicação.
E a cada uma dessas emissões, percebe-se, no emissor, uma intenção, que varia de acordo com o seu interesse sobre os elementos da comunicação. A essas intenções chamamos “Funções da Linguagem”, as quais mantêm estreita relação com os elementos utilizados no ato comunicativo.
2. SIGNO LINGÜÍSTICO
O signo é um código verbal ou não-verbal, que serve como instrumento de comunicação. Possui duas partes indissociáveis: o significante, que diz respeito à sua forma, e o significado, referente ao seu conteúdo.
O signo lingüístico é um código verbal, ou seja, aquele que usa essencialmente a palavra, seja ela escrita, seja ela falada. O significante, portanto, dirá respeito sempre à identificação dos sons, na palavra pronunciada, ou das letras, na palavra escrita. Por outro lado, o significado referir-se-á ao conceito que se tem do significante.
REFERENTE
(Referencial)
EMISSOR
(Emotiva)
MENSAGEM
(Poética)
RECEPTOR
(Conativa)
CÓDIGO
(Metalingüística)
SIGNO LINGÜÍSTICO = material = concreto = forma = sons / letras
Imaterial abstrato conteúdo conceito CANAL
(Fática)
Denominam-se polissemia os vários significados de mesma origem para um mesmo significante.
EX:
O teto lá de casa precisa de reparos.
Coitado! Não tem teto onde morar.
Você tá velho, hein! Perdeu até o teto.
Normalmente a polissemia abrange a denotação, que pode ser entendida