Teoria Geral do Estado
1- Quais são os objetivos de Maquiavel com sua obra O Príncipe?
R- Maquiavel escreveu O Príncipe para presentear o príncipe Lorenzo de Médici com o intuito de se redimir perante seu governo e poder ocupar um cargo político neste. O outro motivo, talvez o mais importante, foi o de criar um manual a seguido por um governante, um príncipe, afim de que ele solidifique no poder, unifique a Itália, elimine os que tentarem usurpar o poder e fundar um Estado poderoso e temido pelos demais estados. Em O Príncipe Maquiavel nos mostra diversas situações com as quais os príncipes poderão eventualmente se deparar e dita os melhores modos de se controlar tais situações.
2- O que é a virtú e a fortuna?
R- A virtú trata-se da capacidade do príncipe em controlar as ocasiões e acontecimentos do seu governo, das questões do principado. O governante com grande virtú constrói uma estratégia eficaz de governo capas de sobrestar as dificuldades impostas pela imprevisibilidade da história. Assim, o político com grande virtú observa na fortuna a probabilidade da edificação de uma estratégia para controla-la e alcançar determinada finalidade, agindo frente a uma determinada circunstância, percebendo seus limites e explorando as possibilidades perante a mesma. Destaca-se também a estabilidade requerida de Maquiavel – a virtú seria uma forma de paz e estabilidade do principado.
A fortuna diz respeito às circunstâncias, ao tempo presente e as necessidades do mesmo: a sorte individual. É, para o filosofo, a ordem das coisas em todas as dimensões da realidade que influenciam a política. Observa-se que a fortuna não pode ser vista com um obstáculo ao governante, mas um desafio político que deve ser conquistado e atraído. O príncipe que vive em desespero em função da fortuna apenas atrairia desonra e fracasso, mas o de virtú procura utilizá-la, controlá-la da tal forma que lhe possa ser útil. 3- Qual governo é defendido por Maquiavel?
R- Maquiavel