teoria geral do estado
NOME: MAURICIO SILVESTRE DA SILVA
ELEMENTOS DE TEORIA GERAL DO ESTADO
Pode-se definir sociedade como a reunião de pessoas com a mesma origem e que são regidas por regras comuns de convivência.Vale dizer que, dentro de uma sociedade podem ser encontrados diversos grupos parciais, que, reunidos, vão formar um todo unitário.A sociedade possui padrões de convivência que auxiliam na continuidade da vida em conjunto, de forma que cada indivíduo possa atingir seus objetivos pessoais.
Mas deve-se atentar que nem toda reunião de pessoas poderá simplesmente ser definida como sociedade.Deve existir entre nessa sociedade os requisitos : finalidade social comum; manifestações de conjunto ordenadas e poder social que serão, oportunamente, explicados.Muitos autores tentam explicar essa reunião de homens, pois, para se viver em sociedade o homem abdica de parte de sua liberdade para obedecer regras que permitam a convivência pacífica daqueles ali reunidos, e porque o homem se submeteria a isso?
Dessa forma, há duas teorias contrárias que tentam entender esse fenômeno.Há uma teoria que defende a tese de que os homens não escolhem viver ou não em sociedade, mas são manipulados por uma força ou instinto natural que os força a viver em sociedade.Já a teoria oposta não acredita nesse elemento natural, atribuindo ao fenômeno social tão somente a escolha do homem que opta a viver em sociedade e não isolado.
A teoria que concebe o elemento natural tem, nos estudos de Aristóteles (que se deu por volta do século IV a. C), a sua máxima: "O homem é naturalmente um animal político". Entende essa teoria que existe um elemento de ordem superior à simples vontade que leva o homem a viver sempre em sociedade.O homem que deixar de viver em sociedade seria considerado um ser diferente, por sua superioridade ou inferioridade, haja vista que esse instinto é inerente a todos os seres humanos normais. A vida isolada somente se dará em casos excepcionais, pois seria