Teoria geral do estado
Teoria Geral do Estado
Pontal do Paraná
2012
Jardel Attilio Pasquali
Teoria geral do estado de Rousseau,Hobbes,Locke,Montesquieu,Foucault,Habermas,Voltaire
Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia como requisito de avaliação do 2 bimestre. professora Ledair.
Pontal do Parana
2012
Sumario
Introdução É importante estabelecer, as definições de Estado, Nação, População, Povo e Soberania, para entendermos o significado da teoria geral do estado, onde muitos filósofos tentam com o passar dos anos simplesmente fazer reflexões referentes ao Estado,onde aplicam todos seus conhecimentos para mostrar como se forma e qual o sentido desta instituição. A explicação acerca da atribuição de personalidade jurídica ao Estado se subdivide entre as Teorias Ficcionistas e as Realistas, sendo certo que as primeiras buscam conceber o Estado como uma ficção, por razões utilitárias, objetivando-se, pois, tão só conferir-lhe capacidade.
Enfim, cada um tem uma visão e subjuga o Estado de acordo com sua opinião,sendo filósofos ou não.
JEAN JACQUES ROUSSEAU
Foi a figura mais proeminente a corrente contratualista. Dentre todos os teóricos do voluntarismo, destacou-se pela amplitude da formação dos Estados - Discurso sobre as causas da desigualdade entre os homens e contrato social - tiveram a mais ampla divulgação em todos os tempos, sendo recebidos como evangelhos revolucionários da Europa e da América, no séc. XVIII.
No seu Discurso desenvolve Rousseau a parte crítica, e no Contrato social a parte dogmática. Este último, que representa, na expressão de Bergson, “a mais poderosa influência que jamais se exercem sobre o espírito humano”, continua sendo objeto de discussões entre os mais altos