Teoria geral da administração
Muito embora seja possível criar uma organização sem o mínimo de administração é impossível mantê-la sem administrá-la, O motivo do fim de muitas organizações é a falta de administração em uma ou diversas áreas necessárias ao bom andamento da estrutura. Por isso a importância da organização e funções administrativas
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida.
A classificação dos tipos de empresa tem uma variação conforme sua atividade exercida seu campo de produção, sua área de atuação e quanto ao seu tamanho.
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
Ex:. Estrutura organizacional
[pic]
Administração cientifica
O engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor é considerado o Pai da Administração Científica também conhecida como Taylorismo.
A Administração Científica foi uma abordagem da gestão empresarial que tinha por foco o estudo e a racionalização do trabalho.
Os princípios da administração científica foram:
Empresa vista como sistema fechado e determinável.
Análise e estudo de tempos e movimentos das tarefas
Divisão do trabalho e especialização do operário
Incentivos salariais e prêmios por produtividade
Otimização das Condições de Trabalho
Desenho de cargos e tarefas
Estudo da fadiga humana
Supervisão funcional
Padronização
A administração científica procurava estudar a melhor forma de alcançar resultados dividindo tarefas mais complexas em operações menores e progressivas que pudessem ser executadas em postos de trabalho por