Teoria geral da administração
1 – Empresarial : É o tipo mais simples de organização. A centralização é em um executivo ou empreendedor. * A cúpula estratégica é a parte mais importante da organização. Essa parte é representada pelo presidente ou executivo principal e seus auxiliares diretos. * A hierarquia é mínima assim como os especialistas de áreas funcionais como Marketing e Finanças. A supervisão do executivo é feita diretamente nos departamentos. * Essa configuração é dirigida pelo proprietário que atua em um ambiente simples, muitas organizações passam por essa configuração nos primeiros anos de fundação. Ex : Lojas, Empresa Industrial de pequeno porte.
2 – Máquina : Essas atividades são repetitivas, favorece padronização das práticas. * Os especialistas e dirigentes como : Planejamento, finanças, treinamentos,pesquisa operacional ou programação da produção, são as partes mais importantes da organização máquina. Não depende de uma única pessoa. * É altamente centralizado porque o poder esta dividido entre a cúpula estratégica e a tecnoestrutura. Os técnicos buscam padrão em que a rotina das tarefas possibilita o controle por meio de regulamentos.
Ex : Grandes industrias, Usinas.
3 – Profissional : Baseia-se na gestão do conhecimento.
* O núcleo operacional é a parte mais importante, que são as pessoas envolvidas no processo. * É dominada por especialistas com treinamento avançado, que exercem habilidades técnicas. O poder do conhecimento prevalece na organização profissional. * A estrutura tende a ser democrática, mas existem dificuldades de coordenação e incertezas quando a responsabilidades.
Ex : Escolas, Hospitais, Escritório de Advogados, Contadores, Arquitetos.
4 – Diversificada : São grandes corporações com muitas unidades de negócios.
* A parte mais importante da organização diversificada é a linha média, que são os gerentes dos gerentes, que se situam entre a cúpula estratégica e o núcleo