teoria geral da administração
Será que nos dias atuais ainda faz sentido acreditar na honestidade? Será que vale a pena abrir mão de algumas vantagens que se pode obter através da lei do mais forte apenas para ter a consciência limpa?
Basicamente, as grandes crises econômicas são causadas pela ganância de um grupo minoritário que se encontra no poder. Essas situações inusitadas são, muitas vezes, calculadas em decorrência de manobras políticas voltadas puramente a obtenção de lucros a qualquer custo. Um mercado econômico em crise afeta a moral e corrompe as pessoas que foram afetadas por ela e assim, elas assumem um modo de sobrevivência e abandonam os seus valores morais e éticos em busca da recuperação do que foi perdido. Muitas vezes, esquecemos que a pressão e desafios impostos durante os tempos difíceis, quando superados com tolerância, generosidade e de forma ética, servem para esculpir um caráter que se perpetua. Não podemos ajustar nossos valores éticos com as situações apresentadas, pois o nosso sistema de valores deve ser sempre o mesmo, coerente, seja em nossos lares no trato com nossas famílias, ou em uma mesa de reuniões no ambiente de trabalho.
O livro Os vencedores jogam limpo: os valores morais que aprendemos na infância (será que esquecemos?) de Jon Huntsman, não é apenas uma lição de moral, ele fala sobre como obter resultados positivos nos negócios ou na vida de maneira limpa e transparente. Ele conjectura sobre a lei da ação e reação. Faz-nos perceber que podemos, sim, ser bem sucedidos sem precisar vender a própria alma, e para isso, faz muito bom uso das próprias experiências, como alguém que viveu na prática tudo o que ensina.
1. LIÇÕES DA PRACINHA
Nossa escala de valores é moldada na infância. Esses valores são legítimos e persistem durante toda a jornada de um indíviduo. Mesmo assim, eles parecem não fazer parte de muitos segmentos do mercado de negócios. Podemos observar isso na ganância dos investidores; na manipulação de contratos feita por