Teoria Geral da Administração
Frederick Winslow Taylor foi um dos pioneiros a desenvolver trabalhos a respeito da Administração. Iniciando a chamada Escola da Administração Científica no início do século XX nos Estados Unidos, visando aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário com ênfase nas tarefas.
Taylor nascido na Filadélfia, nos EUA, veio de uma família Quaker de princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina em relação ao trabalho, possivelmente vindo daí seus critérios para a criação da Administração Cientifica. No início de sua carreira era operário na Midvale Steel Co. evoluindo para capataz, contramestre, até chegar a engenheiro, depois de formado pelo Stevens Institute.
Taylor não satisfeito com o sistema de pagamento da época que era a remuneração por peça produzida ou por tarefa executada, onde os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, por outro lado os operários reduziam o ritmo da produção para contrabalançar o pagamento por peça ou realização da tarefa determinado pelos patrões. Tendo em vista essa falta de sintonia entre patrões e empregados, Taylor inicia seus estudos em busca de satisfação de ambas as partes, a solução para atender patrões e empregados.
Com base nesse prévio resumo iremos mostrar alguns dos estudos de Taylor, afim de usar alguns de seus princípios em nossa empresa buscando uma eficiência e eficácia para nesse quesito ser uma empresa diferenciada com algo a mais a oferecer.
Estudo dos Tempos e Movimentos
Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.
Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário. Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos