Teoria Geral da administração
Professor: Rossandro
Eric Mariosa Romero
Rodrigo Kazuto Wada
Respostas
1- McGregor e a Teoria X e Y: A teoria consiste em pensamentos e comportamentos opostos dos trabalhadores em uma empresa. A teoria X, mais ligado ao pragmática e mecanicista fala que os trabalhadores são aversos ao trabalho pois são preguiçosas, não querem responsabilidade, precisam ser controladas, e apenas trabalham para ganhar dinheiro, logo seria fundamental punições, elogios e etc. Já a teoria Y é contraria a X, é baseada na modernidade e respeito ao comportamento humano ,visto que o trabalhador gosta do que faz , se sente motivado, querem ser responsáveis e não ligam muito pro dinheiro mas sim pro reconhecimento. Seria um modelo para ser seguido visto satisfação de funcionários dentro da organização.
Maslow e a Pirâmide de Maslow: As necessidades humanas estariam organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de influencia, não sendo necessário seguir a ordem estabelecidas de necessidades. Estas seriam necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto realização, em ordem decrescente. Ao realizar uma necessidade o homem se satisfaria e passaria a outro nível assim sempre havendo motivações, nem todos conseguiriam concluir todos os níveis segundo Maslow.
Frederick Herzberg e a Teoria dos Dois Fatores:Existem 2 fatores que contribuem para a motivação das pessoas, os higiênicos e os motivacionais. Para ele não há insatisfação profissional, mas sim falta de satisfação. Os dois fatores são independentes. Os higiênicos são aqueles extrínsecos, fora do controle da pessoa, como: salário, benefícios sociais e etc., quando são ótimos evitam a não satisfação, porem não motivam. Os fatores motivacionais são aqueles intrínsecos, estão sob controle, estão ligados a auto realização, reconhecimento profissional e etc., esses promovem motivação ao funcionário. Essa teoria é de extrema importância para estudo