teoria geral da administração
As organizações tem um papel essencial na formação e definição da personalidade do homem moderno, além disso, uma boa administração das organizações contribui para o desenvolvimento de qualquer país. Sua importância pode ser vista no desenvolvimento econômico, politico e social. Vale ressaltar, que as organizações estão presentes tanto em países desenvolvidos, como em países ainda em desenvolvimento.
O principio fundamental das organizações é a eficiência. Esse sistema social tem as decisões tomadas sempre em vista do aumento da produtividade. Através deste aumento progressivo, há o desenvolvimento.
Diante do comportamento condicionado pelas organizações, o homem passa a ter pouca autonomia individual, ou seja, passa a pensar e tomar decisões em grupo, além de trabalhar e se divertir em grupo. Diante disto, muitos estudiosos se preocuparam em estudar as contribuições das organizações, como William Whyte, que analisou o conformismo social contemporâneo, o qual deu origem, segundo sua tese, ao ‘’homem da organização’’ e Robert Merton, que se limitou a estudar o ponto de vista cientifica. O estudioso que mais se destacou foi o sociólogo alemão, Max Weber.
Para Weber, a burocracia é um tipo de poder ou de dominação. Ele estudou a burocracia como um tipo ideal, que não tem nenhuma conotação de valor. Um exemplo é o escravismo.
Segundo Max Weber, existe três tipos de classificação dos tipos de dominação: carismático, tradicional e o racional-legal. Cada um desses tipos diferencia-se dos demais pela sua origem. Segundo ele, em todas as épocas já podia se encontrar todos os tipos de autoridades, porém com intensidades diferentes.
O primeiro, autoridade carismática, baseia-se nas características pessoais de um individuo, o