Teoria Geral da Administração
Humanas e a Escola Japonesa.
Teoria Clássica É inspirada em sistemas da engenharia; A organização é tratada como uma máquina; Enfatiza as tarefas feitas e a tecnologia que possui; O poder está centralizado num membro da direcção; Grande autoridade sem espaço para a autonomia do empregado; A confiança deposita-se nas regras e nos regulamentos; As pessoas devem ser especializadas e com competência técnica; Grande divisão do trabalho; Clara separação entre a direcção e os empregados.
Teoria das Relações Humanas
É inspirada na psicologia;
A organização deve ser tratada como um grupo de pessoas;
Deve-se enfatizar o grupo;
O poder está separado por diferentes órgãos; O empregado tem alguma autonomia; Deve haver confiança nas pessoas e abertura; Prioridade na relação entre as pessoas; Dinâmica do grupo e interpessoal.
Teoria Japonesa
Estabelecer a constância do propósito de melhorar o produto e o serviço, com a finalidade de tornar a empresa competitiva, permanecer no mercado e criar emprego.
Adotar a nova filosofia. Em uma nova era econômica, a administração deve despertar para o desafio, assumir suas responsabilidades e assumir a liderança da mudança.
Acabar com a dependência da inspeção em massa. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, construindo a qualidade junto com o produto desde o começo.
Cessar a pratica de comprar apenas com base no preço. Em vez disso, deve-se minimizar o custo total. É preciso desenvolver um fornecedor único para cada item, num relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e na confiança.
Melhorar sempre e constantemente o sistema de produção e serviço para melhorar a qualidade e a produtividade e, dessa maneira, reduzir constantemente os custos.
Instituir o treinamento no serviço
Instituir a liderança
Afastar o medo, para que todos possam trabalhar eficazmente pela empresa
Eliminar as barreiras