Teoria geral da administração
1 - Quais os fatores que contribuíram para a evolução do Pensamento Administrativo?
Satisfazer as necessidades do homem, aumentar a eficiência da empresa, fixando a sua atenção na estrutura organizacional, a necessidade de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
2 - Por que estudar administração? Quais os conceitos?
A administração da forma à nossa visão das organizações e nos conscientiza do ambiente empresarial, é uma fonte de novas idéias. O estudo da administração nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseados nisso, a escolher uma linha eficaz de ação.
A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a pesquisa de métodos especiais para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.
3 - Quais as funções da Administração?
Atualmente, as principais funções administrativas são:
-Fixar objetivos (planejar);
-Analisar: conhecer os problemas;
-Solucionar problemas;
-Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
-Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);
-Negociar;
-Tomar as decisões (rápidas e precisas);
-Mensurar e avaliar (controlar).
4 - Administração: ciência, arte ou profissão?
A administração é uma ciência que estuda as