Teoria geral da administração - tga
"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso."
Henry Ford
1 INTRODUÇÃO
a – Habilidade conceitual –
Consiste na capacidade de utilizar idéias, conceitos, teorias e abstrações como guias orientadores da ação administrativa.
b – Habilidade humana –
Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. Facilidade no relacionamento interpessoal e grupal.
c – Habilidade técnica –
Consiste em saber utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar tarefas específicas relacionadas com a execução do trabalho.
d – Níveis hierárquicos –
Consiste nas três habilidades do administrador: operacional, intermediário, institucional.
1º Nível Operacional – estão localizados no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de supervisores, gerenciam apenas trabalhadores.
2º Nível Intermediário – são responsáveis por gerentes da primeira linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais.
3º Nível Institucional – Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos.
2 COMPETÊNCIAS DURÁVEIS DO ADMINISTRADOR
a – Conhecimento (saber) –
Todo o acervo de informações, conceitos, idéias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade.
b – Habilidade (saber fazer) –
É uma capacidade de transformar o conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
c – Julgamento (saber diagnosticar situações) –
É saber diagnosticar as situações e como achar uma solução para os problemas da melhor maneira, sempre obtendo bons resultados.
d – Atitude (saber fazer acontecer) –
O comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se defronta no seu trabalho. Representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de