TGA Teoria Geral da Administração
DISCIPLINA: TGA; TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ASSUNTO: WEBER
ALUNO: VALDIR RODRIGUES PEREIRA
CURSO: AGRONEGÓCIO 1°SEMESTRE; TURNO: NOITE; MARÇO DE 2014
1 - O que Weber (Max Weber) queria dizer quando defendia a tese de que a Burocracia é um tipo de dominação?
Para Weber, a burocracia, não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima.
Segundo Weber, as principais características de um aparato burocrático são:
Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;
Funcionários são contratados em virtude de competência técnica e qualificações específicas; Funcionários cumprem tarefas que são determinadas por normas e regulamentos escritos; A remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro; Funcionários estão sujeitos a regras hierárquicas e códigos disciplinares que estabelecem as relações de autoridade.
2 – Houve uma interlocução com a administração que temos nos dias de hoje?
Sim, por ser um sistema eficiente; a divisão e distribuição de funções, a seleção de pessoal especializado, os regulamentos e a disciplina hierárquica são fatores que fazem da burocracia moderna o modo mais eficiente de administração, tanto na esfera privada (numa empresa capitalista) quanto na administração pública.
Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas. Para Weber, a burocracia e a burocratização são processos inexoráveis, ou seja, inevitáveis e crescentes, presentes em qualquer tipo de organização.
3 – Quais os conceitos foram mais relevantes para o seu aprendizado?
Para o meu aprendizado os conceitos mais relevantes foram:
1 - Maximilian Carl Emil Weber, foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo