Teoria Geral da Administração - Teoria Comportamental
Enquanto o Comportamento Organizacional se enraíza em princípios da sociologia e psicologia para explicar o comportamento individual dentro da organização, e logo, como este influencia e é influenciado pelo ambiente organizacional, o Desenvolvimento Organizacional (Ou DO), busca uma forma mais ampla, clara e precisa para a aplicabilidade de práticas e teorias dentro de uma organização.
Compreender o psicológico e comportamento humano não é uma tarefa fácil, mas a teoria do comportamento organizacional tenta por meio de diversos modelos e práticas, não apenas compreender as motivações que levam o individuo a agir de tal forma, mas também busca explicar como este influencia as atividades na organização, e vice-versa.
Por meio da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, por exemplo, uma explicação sobre o que motiva um individuo momentaneamente é apresentada, e o que o motivará em seguida caso sua necessidade imediata seja saciada.
Sua importância prática nas organizações atuais é bem nítida quando partimos do principio de que o homem é influenciado pelo ambiente organizacional, o influencia, e de forma interdependente esta associado a diversas outras variáveis que atuam sobre a organização como um todo. Entender o que motiva um individuo é vital para obter a maior previsibilidade de seu comportamento e de quais influencias ele pode exercer e se sujeitar dentro de uma organização.
Por outro lado, toda teoria torna-se apenas um modelo, um exemplo sem aplicabilidade real quando não existe um uso prático para a mesma. Diante deste dilema,