Prática 05 - Estequiometria e rendimento
Centro de Tecnologia
Curso de Engenharia Metalúrgica
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Relatório de Química Geral para Engenharia
Estequiometria e Rendimento
Aluno: Beatriz Souza Cunha
Curso: Engenharia Metalúrgica
Professor (a): Alda Karine Holanda
Fortaleza - Ceará
2012
Introdução
A estequiometria permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química, se baseando na lei da conservação das massas* e na lei das proporções definidas**, e na lei das proporções múltiplas***, e executada, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes.
*Lei da Conservação das Massas: Conhecida também como Lei de Lavoisier. Diz que, em qualquer sistema fechado, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, justifica-se a frase: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
**Lei das Proporções Definidas: Também conhecida como lei das proporções constantes, ou lei de Proust, define que uma dada substância contém seus elementos na mesma proporção em massa. Ex: A água tem como elementos, hidrogênio e oxigênio, na proporção de 1g de hidrogênio e 8g de oxigênio, que se combina em 9g de água, portanto se houve 2g de hidrogênio, esse se combinará com 16g de oxigênio, formando 18g de água.
***Lei das Proporções Múltiplas: Essa lei baseia-se na lei das proporções definidas, dizendo que quando elementos químicos se combinam, fazem-no numa razão de pequenos números inteiros.
Ex:
H2 + O2 → H2O
Nessa equação se faz necessário um ajuste nos coeficientes de cada elemento. Pela lei da conservação das massas, deve haver o mesmo número de átomos