Ciencia e tecnologia
Departamento de Engenharia Elétrica
Química Geral para Engenharia
Estequiometria e Rendimento
Autor: Paulo Janderson Gonçalves Lima
Matrícula: 345404
Curso: Engenharia Elétrica
Disciplina: Química Geral para Engenharia
Turma: 06B
Data da Prática: 29/05/2012
Fortaleza, 12 de Junho de 2012
Sumário
I - Introdução2
II - Objetivos3
III - Material3
IV - Procedimento Experimental4
V - Discussão5
VI - Conclusão6
VII – Referências Bibliográficas6
I - Introdução
Na realização da prática e em sues estudos foram usados os conhecimentos de uma área da química chamada estequiometria.
A estequiometria está ligada ao estudo quantitativo das reações químicas, essas reações podem ser representadas por equações, quando se usa proporcionalidade para relacionar os reagentes e produtos tem-se uma equação balanceada. Através do estudo dessas equações é possível deduzir resultados quantitativos, tais como massa, volume, quantidade de mols, quantidade de átomos e outras informações derivadas, dos produtos e reagentes presentes na reação. Em uma equação balanceada estão presentes os componentes da reação e seus coeficientes, os números que representam a razão com a qual a quantidade de átomos ou mols de cada reagente está presente em relação aos outros reagentes e seus produtos.
Quando se calcula a quantidade de produtos formados com base na equação balanceada, levando em conta que a reação ocorra sem imperfeições, tem-se o rendimento teórico, porém na maioria das situações o a reação não ocorre como o esperado e por isso a quantidade de produtos obtidos (rendimento real) é menor que o teórico a razão percentual entre essas quantidades é chamada de rendimento percentual.
II - Objetivos Usar os conhecimentos estequiométricos para analisar as proporções entre as substancias participantes de uma reação e com bases nos resultados teóricos e reais determinar o seu rendimento percentual.
III - Material Balança Béquer
Funil