recrutamento
Disciplina: Práticas Administrativas
Professor: Silvio Ribeiro
Aluna:
Abordagem Comportamental : Teoria Comportamental da Administração.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as características da Teoria Comportamental, bem como suas origens e idéias principais.Torna-se fundamental o conhecimento e o estudo do comportamento humano em relação ao trabalho, motivação, reconhecimento e relacionamentos em equipes, fatores higiênicos, fatores motivacionais para assim compreendermos o comportamento dos indivíduos dentro das empresas, incluindo as influências e o que dizem os grandes pensadores da administração, que tratam do comportamento humano.
1. Referencial Teórico
A Teoria Comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações Humanas que era uma oposição acirrada à Teoria Clássica da Administração. A Teoria Comportamental surge com uma posição crítica a Teoria das Relações Humanas, rejeitando as concepções ingênuas e românticas, utilizando-a apenas como ponto de partida, propondo uma reformulação mais profunda de seus conceitos fundamentais.
A Teoria Comportamental teve início em 1947 com o livro de Herbert A. Simon chamado Comportamento Administrativo, que trata-se de uma obra crítica a Teoria Clássica, com alguns reparos e correções da Teoria das Relações Humanas, ampliando assim, a visão e o conteúdo teórico da Administração da época.
Esta teoria se assenta em novas proposições acerca da motivação humana, notadamente as contribuições de McGregor, Maslow e Herzberg. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas.
Um dos assuntos prediletos dos behavioristas é o que trata dos estilos da administração. McGregor traça dois extremos: a teoria X e a Teoria Y.
Como citado acima segue um exemplo do plano Teoria X e Teoria Y.
Teoria X
É a concepção tradicional de administração e