teoria geral da administracao
Divisão do trabalho e especialização do operário: A idéia básica de Taylor era de que a eficiência aumenta com a especialização, ou seja, quanto mais especializado for o operário, tanto maior a sua eficiência.
Desenho de cargos e Salários: Do ponto de vista de uma análise científica, considerou ser preciso desenvolver métodos, analisando cada tarefa detalhadamente, na busca da melhor maneira de executá-las. O método deve conter a descrição das tarefas, os passos, os meios e os prazos para execução.
Com o desenvolvimento de uma descrição completa de tarefas, facilita o recrutamento, a seleção e o treinamento de novos trabalhadores.
Incentivos salariais e Prêmios de Produção: O objetivo da boa administração é pagar salários com baixos custos de produção. Assim, torna-se necessário desenvolver incentivos salariais de prêmios de produção. Ultrapassado o tempo padrão de execução, o trabalhador passa a receber salário adicional que promove nele um desejo de ser cada vez mais eficiente e, em conseqüência, a empresa se tornaria também mais eficiente. Desenvolvem se aqui, escalas de pagamento e critério de avaliação de trabalhadores.
Condições ambientais: Quanto melhor o ambiente de trabalho maior é a produtividade do trabalhador.
Padronização dos métodos: Conduz a simplificação na medida em que a uniformidade reduz a variabilidade e as exceções que complicam as coisas, ou seja, a padronização é o caminho para se ter um maior controle da qualidade e da produtividade nas organizações.
Além desses aspectos, a ORT evidenciava também o estudo da fadiga humana no sentindo de que a "fadiga é considerada um redutor da eficiência"
Conclui-se que os estudos de Taylor implicam diretamente nos métodos atuais de administração