Teoria genética
CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Andrea Martinez Pires RA: Valéria Regina Contier Evangelista RA: Maria Cristina Faccioli RA: Joana Borges Archontakis R Francisco de Sousa RA: Tais Sallum Rosa RA
Série: 1° Semestre
Tutora : Maria Madalena Lopes Cravo Roxo
São Paulo
2012
A NATUREZA DA FILOSOFIA E O SEU ENSINO
A filosofia demonstra sua importância, pois é a partir dela que desenvolvemos nosso senso crítico e pensamento. Podemos analisar pensar, refletir, discutir e buscar a compreensão e construção da sociedade e mundo que se vive. O ato de compreender a filosofia é a condição necessária para a compreensão do mundo, do ensino, da comunidade, ou seja, de todos os aspectos da vida. Desse modo, PILETTI (1988, p.13) relata:
A essência da Filosofia é a procura do saber e não sua posse. Se [...] é procura e não posse, podemos dizer que o trabalho filosófico é um trabalho de reflexão. A palavra reflexão vem do verbo latino reflectere, que significa voltar atrás. Filosofar, portanto, significa retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, examinar detidamente, prestar atenção e analisar com cuidado.
Entendemos a partir disto, que a filosofia é o meio pelo qual o homem se torna crítico, pois, é a partir do momento em que passa a pensar, refletir, analisar os conceitos da sociedade, que se vê como um membro com possibilidade de viver e de alterar o funcionamento desta. Como disse Paulo Freire, podemos concluir que:
O fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me pões