Psicologia Genética e educação segundo a teoria piagetiana
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
DELAMARE FERNANDES DE SÁ
RESENHA: Psicologia Genética e educação segundo a teoria piagetiana
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Educação I (EDU1101 - turma C03) do Curso Superior de Licenciatura em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Profa.: Ângela Dantas
GOIÂNIA
2014
Psicologia Genética e educação segundo a teoria piagetiana
No capítulo III do livro “Psicologia da Educação”, o autor Marcos Vinicius Cunha apresenta a teoria psicogenética de Piaget e sua contribuição para a área da educação. Jean Piaget, biólogo, psicólogo e educador suíço (1896-1980), muito interessado pelo campo da Epistemologia e pelas teorias do conhecimento, destacou-se na área da psicologia e da educação através de suas pesquisas para compreender como o sujeito realiza a aquisição do conhecimento, como elabora o pensamento, como resolve problemas, ou seja, como ocorre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo desde a infância até a fase adulta, definindo assim seu campo de estudos e adotando métodos de pesquisa diferentes das metodologias tradicionais e padronizadas de medição da inteligência aplicadas até então.
O autor começa ressaltando que o método piagetiano é uma abordagem de pesquisa, não uma metodologia pedagógica, mas suas pesquisas estimularam atitudes no ambiente de sala de aula bem diferentes da visão tecnicista de aprendizagem, aquela com foco nos resultados, para uma pedagogia na qual as singularidades cognitivas de cada aluno são consideradas, de modo que o desenvolvimento intelectual seja alcançado por todos os alunos.
Há um ponto importante na concepção epistemológica de Piaget com relação à educação: para ele, o conhecimento se dá pela ação do Sujeito sobre o Objeto, isto é, pela atuação do indivíduo sobre aquilo que vai aprender. Daí a necessidade de que o aluno seja despertado para o